CONVITE

TENHA O SUFICIENTE!

APAIXONE-SE suficientemente por você, pelas pessoas, pelo o que você faz... apaixone-se pela vida!

TENHA CURIOSIDADE suficiente para aprender mais sobre as coisas que poderão fazer você usar e ampliar suas habilidades...

CONTRIBUA suficientemente com o mundo, através de quem você é e do que você faz...

DETERMINE-SE suficientemente a AGIR e a buscar resultados...
...SUFICIENTEMENTE EXCELENTES!!!

FLEXIBILIDADE:

UMA HABILIDADE ABSOLUTAMENTE ESSENCIAL

Capítulo 4 "The Survivor Personality" Al Siebert
Tradução de Lia de Paolli, adaptação Claudia Riecken

Uma amiga minha, uma enfermeira chamada Gayle, trouxe uma adolescente à minha casa para conversar comigo num sábado à tarde. O dia estava quente e ensolarado, e Gayle ficou do lado de fora. Rosyann sentou-se numa poltrona na sala de visitas e me contou sobre seus pais terem se divorciado quando ela tinha cinco anos e como o pai dela a raptou um dia na escola depois das aulas. Ela permaneceu com ele na Califórnia por quase oito anos, antes dele ser preso, e então ela foi devolvida para a Mãe.

Durante nossa conversa de 2 horas, Rosyann me contou sobre como se sentiu triste quando deixou seus amigos na Califórnia, como ela lidou com o retorno para a mãe da qual ela mal se lembrava, e também como foi voltar para uma pequena cidade no Oregon, depois de ter vivido a maior parte da sua vida nas ruas das grandes cidades da Califórnia.

Quando chegou a hora de Rosyann ir embora, ela se preparou para se levantar, mas parou: "Existe uma coisa que me intriga..."
"O que foi?" Perguntei.
Ela olhou para baixo e começou a brincar com seu sapato. "Eu sei que sou uma pessoa sociável", ela falou, mantendo a cabeça baixa. "Eu gosto muito de estar com pessoas, mas, algumas vezes sou muito anti-social. Eu preciso estar longe de pessoas e não quero ter ninguém por perto".

Ela deu uma olhada para cima e me examinou de cima a baixo querendo ver a minha reação. Eu senti o seu cuidado. Ali estava uma adolescente urbana esperta, querendo calcular o risco em estar contando para um psiquiatra um segredo sobre si mesma. Eu tinha que pensar rápido.
"Muito bom!", eu disse. "Estou contente de ter ouvido isso". Isso significa que você está mentalmente saudável!".

Seus olhos se iluminaram. Ela então deu um grande sorriso e disse: "Uau! Você quer dizer que não sou esquizóide?".
"Não. Exatamente o contrário. Você está mentalmente mais saudável que a maioria das pessoas. Eu estou realmente muito contente em ouvir que você tem ambos os tipos de sentimentos".
"Oba", ela disse, deixando que eu visse um grande sorriso. "Eu estava preocupada sobre ser uma esquizofrênica". "De jeito algum", eu disse, enquanto nós nos levantávamos. "Bons sobreviventes como você, têm todos os tipos de sentimentos opostos, Você vai perceber mais quando ficar mais velha".
Ela sorriu para mim e sacudiu minha mão com ambas as mãos.

Conforme eu olhava Rosyann e Gayle se afastando; com Rosyann gesticulando e falando sobre o encontro, eu pensei comigo mesmo: "Que bom. Estou feliz de ter tido bastante presença de espírito para falar a coisa certa..." Muitas vezes eu não sei o que deveria ter falado até algum tempo ter se passado, mas, desta vez eu consegui. Meus anos de experiência me prepararam para este momento.

O que estava acontecendo na última troca entre Rosyann e eu? Isso tinha a ver com a minha descoberta que os melhores sobreviventes, algumas vezes se sentem desajustados, e que a chave da fonte de suas forças é vista por algumas pessoas como instabilidade emocional. Antes de eu explicar, tire alguns momentos para verificar as características que você possui e junte quaisquer outras importantes, não incluídas abaixo.

Enquanto as mais valiosas informações sobre sobrevivência vêm de falar com os outros, muitas pistas estão dentro de você.
Quais das seguintes características você reconhece em si mesmo?

Sensível
Forte
Rude
Gentil
Acovardado
Corajoso
Maduro
Divertido
Bem humorado
Sério
Distante
Amigável
Auto-confiante
Auto-crítico
Confiante
Cauteloso
Dependente
Independente
Impulsivo
Bem organizado
Feliz
Descontente
Cooperativo
Rebelde
Orgulhoso
Humilde
Egoísta
Altruísta
Envolvido
Desinteressado
Preguiçoso
Trabalhador
Lógico
Criativo
Calmo
Emocional
Cauteloso
Audaz
Amoroso
Zangado
Consistente
Imprevisível
Bagunceiro
Organizado
Otimista
Pessimista

FLEXIBILIDADE MENTAL E EMOCIONAL

Os princípios físicos e psicológicos usualmente têm seus paralelos na personalidade. O que é verdadeiro para o corpo é freqüentemente refletido na mente. O equivalente na personalidade dos sistemas nervosos contrabalançados e os sistemas musculares são características opostas de personalidade – as qualidades paradoxais – Isto permite ao indivíduo responder de um jeito ou de outro.

As características de personalidades bifásicas aumentam a sobrevivência por permitir que a pessoa seja de um jeito ou seu oposto, em qualquer situação. Para ter características bifásicas é preciso ser mais adaptável do que ser "ou de um jeito, ou de outro". É ser orgulhoso e humilde, egoísta e altruísta, cooperativo e rebelde. Os sobreviventes de longo prazo da AIDS observados pela revista Parade, por exemplo, são todos vistos como tendo "espiritualidade e irreverência".

RESPOSTA ÀS ESCOLHAS

Pares de bifásicos, paradoxais ou de características contrabalançadas são essenciais para o estilo do sobrevivente, porque eles dão a você, escolhas sobre como responder. Olhe novamente a lista anterior. Veja quantos pares você confirma. Quanto mais pares de características você reconhecer em si mesmo, maior a probabilidade de que você tenha as qualidades de um sobrevivente. Se você adicionou outros itens à lista, isso é ainda melhor. A lista não pretende ser completa. Nunca poderia estar. A lista é apresentada para demonstrar o princípio bifásico.

As pessoas que se saem bem no que eu chamo de "fogo cruzado" no trabalho, usualmente tem muitas qualidades paradoxais. Enfermeiras-chefe, por exemplo, devem lidar com emergências, pedidos dos pacientes, administradores, médicos, as famílias dos pacientes, as companhias de seguro e as necessidades de muitos departamentos dos hospitais, enquanto observam as regras que governam as atividades das alas hospitalares.

Funcionários, neste mundo atual de mudanças constantes, precisam responder de maneiras diferentes a solicitações diferentes. Respondendo da mesma maneira reduzem sua habilidade de se adaptar aos acontecimentos e circunstâncias em mudanças. A habilidade de responder de diferentes e variadas maneiras, lhes dão escolhas e os tornam muito mais adaptáveis — ainda que ao ter qualidades bifásicas, você possa se sentir estranho.

Um dos leitores do primeiro ensaio deste livro, uma enfermeira chefe aposentada de uma unidade psiquiátrica de um hospital, falou num comentário escrito sobre esta seção: "Eu apreciei os paradoxos — é bom saber que não se é esquisito. Eu costumava ficar intrigada por ser conservadora/liberal, generosa/avarenta, séria/boba, quieta/gregária, interessada/entediada, envolvida/distante...".

POR QUE A FLEXIBILIDADE É TÃO VITAL?

A coisa mais importante é ter vários pares de características, sejam elas quais forem. Quanto maior a lista de pares de características paradoxais ou bifásicas que lhe descrevem, mais complexo você é, e, tipicamente, melhor você é lidando com o processo em qualquer situação que apareça. As pessoas envolvidas no meu projeto de pesquisa da personalidade do sobrevivente concordam. Esses sobreviventes da vida real dizem que mais do que quaisquer outras forças, ser flexível e adaptável são pontos-chave para a personalidade de um sobrevivente.

Por que ter uma personalidade complexa aumenta suas chances de sobrevivência?

Contar com uma variedade de boas respostas é crucial quando se está lidando com condições variáveis, imprevisíveis, caóticas ou adversas. Pessoas bem sucedidas em qualquer profissão sabem que é melhor ter muitas respostas possíveis do que ser limitado a umas poucas.

Adaptação é a chave para a sobrevivência na natureza tanto quanto para as pessoas. Dois biólogos, comentando sobre bem sucedidos padrões de sobrevivência nos reinos animal e vegetal, escreveram: As plantas e animais que possuem sobreviventes em sua prole são os que têm sorte. Eles possuem a combinação da vitória: um padrão de sucesso de acordo com um lugar e tempo, e a habilidade de modificar o padrão na direção certa tão rapidamente quanto às condições exijam. Os mais sortudos têm uma adaptação pronta, ainda não usada, ainda que preparada para alterações que ainda não aconteceram. Eles possuem a vantagem de largada no mundo em mudança. Os menos afortunados são aqueles cujos padrões os limitam a uma só condição. Eles desaparecem para sempre...


Fonte:
www.metododquantum.com.br

Nenhum comentário: