CONVITE

TENHA O SUFICIENTE!

APAIXONE-SE suficientemente por você, pelas pessoas, pelo o que você faz... apaixone-se pela vida!

TENHA CURIOSIDADE suficiente para aprender mais sobre as coisas que poderão fazer você usar e ampliar suas habilidades...

CONTRIBUA suficientemente com o mundo, através de quem você é e do que você faz...

DETERMINE-SE suficientemente a AGIR e a buscar resultados...
...SUFICIENTEMENTE EXCELENTES!!!

QUE TAL SER SEU

AUTOCOACH?
Erika Figueira

Comece com um simples exercício diário:

1)   Ao final do dia, pergunte-se: Quais as coisas que aconteceram hoje?

Vale tudo: pressão de cliente, satisfação e insatisfação do cliente, tarefas acabadas e inacabadas, relações que fluíram e conflitos interpessoais, apoio e grosseria de chefe, enfim... tudo o que se lembrar.

Pode ser interessante você elaborar uma planilha, para escrever diariamente suas percepções, com as colunas “GOSTEI”, “NÃO GOSTEI” e “NÃO SEI SE GOSTEI”, ou “POSITIVAS”, “NEGATIVAS” e “NEUTRAS”, ou, até quem sabe, apenas carinhas.                   

Veja o que funciona com você. Abaixo segue um modelo de planilha para fazer suas anotações.

Anotar suas percepções ajuda você a potencializar seu aprendizado, além de lhe dar um instrumento a mais para resgatar na sua memoria aquilo que o ajudou a se desenvolver. É, também, um ótimo recurso para você acompanhar sua evolução como pessoa e profissional.

    2)   Responda:  

- O que pensei quando isso aconteceu?
- Como me senti com isso?
- Qual foi minha reação?
- O que senti ao reagir assim?
- Que resultado eu tive?
- Qual resultado eu gostaria de ter tido no lugar disso?
- O que eu poderia ter feito de diferente, que me fizesse chegar mais perto do que eu   realmente gostaria?
- Como me sentiria se isso tivesse sido feito?
- O que poderia acontecer?
- O que decido sobre isso? Como farei na próxima vez?

Faça isto para cada uma das coisas que se lembrou.

Parar diariamente para um momento de reflexão é um hábito de excelência! Ouço com frequência de meus coachees como isto muda as coisas para eles...para melhor!

    3)   Observe suas experiências... Não brigue com elas! Apenas as veja e se posicione.

Tome uma decisão, nem que seja a decisão de não fazer nada neste momento em alguma questão.
Lembre-se, porem, de sempre ter em mente as perguntas: de quem depende esta decisão? Quando eu posso toma-la? Gosto do resultado que estou tendo? De quem depende mudar de decisão? Vou fazê-lo? Quando? E... Por que eu faria isso?

Ser autocoach é relativamente fácil para algumas questões da vida quando você treina com vontade e determinação, mas não é tarefa para todos. Além do mais, temos pensamentos e comportamentos viciados, que nos fazem pensar, sentir e fazer sempre do mesmo jeito. Às vezes precisamos mesmo de alguém que nos ajude, mas podemos sempre nos desafiar.

Caso você tenha dificuldade, pense em procurar um coach profissional para ajuda-lo, nem que seja para você entender melhor o que você pode fazer para incrementar seu processo de desenvolvimento e que dependa só de você.

SUCESSO!

Nenhum comentário: