CONVITE

TENHA O SUFICIENTE!

APAIXONE-SE suficientemente por você, pelas pessoas, pelo o que você faz... apaixone-se pela vida!

TENHA CURIOSIDADE suficiente para aprender mais sobre as coisas que poderão fazer você usar e ampliar suas habilidades...

CONTRIBUA suficientemente com o mundo, através de quem você é e do que você faz...

DETERMINE-SE suficientemente a AGIR e a buscar resultados...
...SUFICIENTEMENTE EXCELENTES!!!

MOTIVAÇÃO:

UM DOS TEMAS MAIS FALADOS NO MEIO CORPORATIVO

Quantas vezes já ouvimos frases como “ele está desmotivado”, ou “o que falta para essa equipe é motivação”, ou “ela está super motivada”. Vamos lembrar o que realmente significa motivação?

A motivação é uma força interior que se modifica a cada momento durante toda a vida, que direciona e intensifica os objetivos de um indivíduo. Dessa forma, quando dizemos que a motivação é algo interno erramos em dizer que alguém nos motiva ou desmotiva, pois ninguém é capaz de fazê-lo. Existem pessoas que pregam a auto-motivação, mas tal termo é erroneamente usado, já que a motivação é uma força intrínseca e o emprego desse prefixo deve ser descartado.

Motivação vem do Latim movere, mover e designa a condição do organismo que influencia a direção (orientação para um objetivo) do comportamento. Em outras palavras é o impulso interno que leva à ação, ou ainda o motivo que gera uma ação.

Segundo Abraham Maslow, o homem se motiva quando suas necessidades são todas supridas de forma hierárquica. Maslow organiza tais necessidades da seguinte forma: Auto-realização, Auto-estima, Sociais, Segurança e Fisiológicas. Segundo o autor, "cada pessoa atinge a sua auto-realização na medida em que procura atualizar os seus potenciais". As necessidades fisiológicas constituem a sobrevivência do indivíduo e a preservação da espécie: alimentação, sono, repouso, abrigo, etc. As necessidades de segurança constituem a busca de proteção contra a ameaça ou privação, a fuga e o perigo. As necessidades sociais incluem a necessidade de associação, de participação, de aceitação por parte dos companheiros, de troca de amizade, de afeto e amor. A necessidade de estima envolve a auto-apreciação, a autoconfiança, a necessidade de aprovação social e de respeito, de status, prestígio e consideração, além de desejo de força e de adequação, de confiança perante o mundo, independência e autonomia. As necessidades de auto-realização são as mais elevadas, de cada pessoa realizar o seu próprio potencial e de auto desenvolver-se continuamente.

Lendo sobre a teoria de Abraham Maslow, fica mais fácil de compreender que a motivação vem da alma, é intrínseca ao ser humano.

Claro que as empresas, gestões e diretorias têm sim o papel de estimular os profissionais para que permaneçam leves, produtivos e positivos dentro das companhias, mas a tão falada motivação não tem que vir deles. Ao contrário, têm que partir de nós, os profissionais atuantes.

Na organização cabe as gestões promoverem os estímulos e a nossas respostas à esses estímulos devem ser com motivação, pode ser o motivo para agirmos. A motivação pode ser entendida como resposta aos estímulos do meio (empresa, família, amigos). O motivo que nos faz agir é nosso, produzido por nós. Motivação deve ser o sentimento da nossa própria eficácia. O meio pode nos ajudar, certamente. Quando isto acontece, todos ganham! Quando isto não acontece, cabe a nós decidirmos o que fazer. Às vezes, mudar a direção e colocar em prática o plano B é necessário. Você tem um?


Disse Luciano Luppi: “Fica estabelecida a possibilidade de sonhar coisas impossíveis e de caminhar livremente em direção aos sonhos.”

Baseado em http://www.universidadequantum.com/mq/index.php?option=com_content&view=article&id=21:por-que-algumas-empresas-tem-alta-rotatividade-de-funcionarios-e-outras-nao&catid=6:edicao-2&Itemid=22

Nenhum comentário: