CONVITE

TENHA O SUFICIENTE!

APAIXONE-SE suficientemente por você, pelas pessoas, pelo o que você faz... apaixone-se pela vida!

TENHA CURIOSIDADE suficiente para aprender mais sobre as coisas que poderão fazer você usar e ampliar suas habilidades...

CONTRIBUA suficientemente com o mundo, através de quem você é e do que você faz...

DETERMINE-SE suficientemente a AGIR e a buscar resultados...
...SUFICIENTEMENTE EXCELENTES!!!

CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO -

LUZ, CÂMERA, AÇÃO!

O que lhe vem à mente quando você pensa em criatividade e inovação? Revolução? Inventar a roda novamente? Descobrir algo mais relevante que o fogo? Inventar a luz elétrica! Nada disso. Criatividade e inovação podem ser muito mais palpáveis do que imaginamos, basta colocar a palavra para andar e executar aquelas idéias simples que sempre ficam nos papéis de rascunho.

Os profissionais modernos precisam de estratégias para atingir resultados: novos cursos, novas maneiras de se comunicar com a gestão, com o mercado e com os clientes. Quando a comunicação passa a não ter mais um bom efeito, ou seja, o mercado passa a não responder aos estímulos da organização, ou a equipe não entende o líder, ou o líder não consegue estabelecer mecânicas para as rotinas de trabalho, criatividade e inovação podem estar em falta. Os efeitos da carência de novas práticas e da execução de boas idéias cria apatia, seja nas organizações, nas famílias e até nos relacionamentos pessoais. Realmente trata-se de ação. De criar e executar.

No livro “Ponto de Ruptura e Transformação”, George Land relata os resultados de testes realizados por um grupo de 1.600 jovens nos Estados Unidos. O estudo teve como base os testes aplicados pela NASA para seleção de cientistas e engenheiros. O primeiro teste foi feito quando as crianças tinham entre 3 e 5 anos e 98% apresentaram alto índice de criatividade. Aos 10 anos o mesmo grupo foi submetido a um novo teste e este percentual caiu para 30%, sendo que em novo teste aos 15 anos, somente 12% mantiveram um alto índice de criatividade. Teste similar foi aplicado a mais de 200.000 adultos e somente 2% se mostraram altamente criativos. Perdemos nossa criatividade ao longo da vida? Não deveríamos, visto que nosso repertório só aumenta com o passar do tempo e com isso nossa base de soluções e idéias também. Basta resolver a equação: I = i + a. Inovação = inovar + ação.

Para criar e inovar é necessário oferecer condições para que as equipes possam fazer algo novo mesmo, como Google e Apple, que com uma idéia simples, mas bem estruturada, com liberdade de planejamento e execução, conseguiram ser referência mundial nas suas áreas de atuação.

Com um clima organizacional equilibrado, equipes balanceadas, com perfis comportamentais complementares e resultados positivos, o cenário fica adequado à vinda de idéias criativas e ações inovadoras.

O fato é que dentro de um cenário positivo não se perde a criatividade e a vontade de empreender novas ações, e o surgimento espontâneo de soluções novas, inteligentes, criativas e motivadoras vêm naturalmente, fazendo das empresas preocupadas com capital humano e composição de times criativos, baseados em perfis comportamentais complementares, super criativas e inovadoras verdadeiramente.

Peter F. Drucker na sua obra The Essential Drucker, defende que existem pelo menos três condições que necessariamente devem ser cumpridas para que uma inovação tenha sucesso. As três parecem óbvias, mas não são levadas à risca.

1. Inovação é trabalho.

2. Para ter sucesso, os inovadores têm que se basear nos seus pontos fortes.

3. A inovação é um efeito da economia e da sociedade.

E a criatividade? “Criatividade é o processo que resulta em prática ou produto novo, que é aceito como útil, e/ou satisfatório por um número significativo de pessoas em algum ponto no tempo." (Stein, 1974).

O ser humano, por meio de sua criatividade, aperfeiçoa, melhora e inova aquilo que é fundamental para sua sobrevivência: da alimentação natural aos produtos transgênicos, da tanga à moda da alta costura, dos chás tribais à medicina moderna, da oca à casa decorada, da roda ao digital. No lazer, nos transportes, no trabalho, na educação, a vida é um exercício contínuo de criatividade e inovação. Luz câmera e ação!

http://www.universidadequantum.com/mq/index.php?option=com_content&view=article&id=28:por-que-algumas-empresas-tem-alta-rotatividade-de-funcionarios-e-outras-nao&catid=7:edicao-4&Itemid=30

Nenhum comentário: