NA HP BRASIL
21/10/2008 14:00 Seção: IT Careers . Carreira em foco
Da redação
Com o objetivo de garantir um ambiente de trabalho inclusivo para as mulheres, apoiar o desenvolvimento e crescimento profissional de suas funcionárias, bem como aumentar a presença feminina na organização em posições de liderança, a HP Brasil criou o programa WIN (Women’s Interactive Network). Hoje, do quadro de funcionários da HP Brasil apenas 25% são mulheres, sendo que por volta de 6% delas exercem cargos de liderança. A partir do estudo desse cenário, foi criado um grupo para identificar, entender e agir sobre essa problemática. Dez profissionais foram convocadas para coordenar o programa.
Como parte das iniciativas planejadas pelo grupo, a HP contratou a BSP Career, empresa especializada em gestão, para a criação de um programa de coaching específico para o público feminino da empresa. O projeto visa identificar individualmente as habilidades e pontos a serem estudados e melhorados de cada funcionária.
Gerentes de todas as áreas foram orientados a identificar e indicar mulheres com potencial para assumir cargos de gerência na empresa. “Foi importante para a HP perceber esta realidade e decidir fazer algo para mudar esse quadro no futuro”, ressalta Cristina Palmaka, Diretora do Grupo de Sistemas Pessoais para Consumo HP América Latina e líder do WIN. “Além do programa de coaching, o WIN tem buscado elaborar vários programas, visando transformá-los em ferramentas para que as mulheres com potencial e interesse possam crescer e se desenvolver dentro da empresa.”
A metodologia é a mesma de qualquer programa de coaching, o que difere é a necessidade das funcionárias dentro da empresa. “É um trabalho focado na realidade das mulheres da HP, que vai ajudá-las a identificar o que limita seu desenvolvimento profissional hoje e apontar caminhos para ajudá-las a crescer na empresa”, diz Sandra Cruz, gerente geral da BCP Career e consultora de carreiras. “As mulheres ainda vivem o dilema entre serem excelentes profissionais e as responsabilidades que isso traz.”
O programa de coaching tem duração de três meses e é dividido em três fases: identificar e mapear o objetivo pessoal, definir um plano de ação para atingir este objetivo e, finalmente, executar este projeto de carreira.
O primeiro grupo formado por 23 mulheres terá reuniões semanais com os coaches. A BSP Career em parceria com a HP trabalha conceitos como a “ambição” e avalia o desempenho de cada uma delas nestes itens. A empresa identificou por meio de pesquisa interna, por exemplo, que as necessidades femininas não diferem das masculinas. Ambos priorizam a integridade e o trabalho em equipe.
Segundo pesquisa divulgada esta semana pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), o percentual das mulheres no mercado de trabalho subiu de 46% do total em 1996, para 52,6% em 2006. “Isso representa uma parcela significativa no mercado de trabalho, mas ainda é pouco. Principalmente quando o mercado que estamos tratando é o de tecnologia, no qual a participação de mulheres é menor ainda” relata Cristina Palmaka.
CONVITE
TENHA O SUFICIENTE!
APAIXONE-SE suficientemente por você, pelas pessoas, pelo o que você faz... apaixone-se pela vida!
TENHA CURIOSIDADE suficiente para aprender mais sobre as coisas que poderão fazer você usar e ampliar suas habilidades...
CONTRIBUA suficientemente com o mundo, através de quem você é e do que você faz...
DETERMINE-SE suficientemente a AGIR e a buscar resultados...
...SUFICIENTEMENTE EXCELENTES!!!
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MULHERES GANHAM PROGRAMA DE COACHING SOB MEDIDA
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