CONVITE

TENHA O SUFICIENTE!

APAIXONE-SE suficientemente por você, pelas pessoas, pelo o que você faz... apaixone-se pela vida!

TENHA CURIOSIDADE suficiente para aprender mais sobre as coisas que poderão fazer você usar e ampliar suas habilidades...

CONTRIBUA suficientemente com o mundo, através de quem você é e do que você faz...

DETERMINE-SE suficientemente a AGIR e a buscar resultados...
...SUFICIENTEMENTE EXCELENTES!!!

APRENDIZADO CONTÍNUO

UMA QUESTÃO DE CONFIANÇA

José Maria Gasalla

Não é difícil entender por que o aprendizado contínuo tem sido tão valorizado no mundo corporativo. Ante a necessidade de manter-se competitivas e acompanhar a velocidade das mudanças, as empresas precisam de gente com conhecimentos de alto nível e atualizados. Cada vez mais, elas não só valorizam profissionais que estão sempre aprendendo como também procuram criar condições para que todos possam aprender. Seu interesse está na gestão do conhecimento - e quanto mais difundido esse conhecimento, melhor.

Se você é um profissional preocupado em atualizar-se, desenvolver novas competências e ampliar seu leque de habilidades, é sinal de que já despertou para essa tendência. Mas não lhe bastará fazer cursos, especializações e treinamentos. Para inserir-se na espiral do aprendizado contínuo de sua organização, terá de compartilhar o que sabe com seus pares e ser receptivo ao que eles sabem. A questão é: você está aberto para isso?

Pelo que tenho visto, a abertura para a troca de conhecimento e experiências é uma questão delicada, pois está ligada ao sentimento de confiança. E confiança, infelizmente, é um artigo raro neste mundo competitivo, no qual os outros são adversários em potencial e reina a lei do cada um por si. Na realidade, a estratégia das pessoas para sobreviver e ter sucesso é a desconfiança, que as leva a erguer barreiras à sua volta e defender o patrimônio de seu conhecimento.

Realmente, falar em confiança nesse contexto parece contraditório. Confiar signfica abrir mão de nossas defesas e controles, colocar nossos recursos à disposição do outro e acreditar que ele não se utilizará disso para levar vantagem sobre nós nem nos prejudicar. É como se estivéssemos entregando munição ao inimigo, o que acreditamos que precisa ser a todo custo evitado. Pois é justamente nesse paradoxo que reside o argumento para adotar comportamentos baseados na confiança. Em um mundo no qual desconfiar é a regra geral, teremos de inspirar cada vez mais confiança se quisermos nos diferenciar.

De fato, confiar é nadar contra a corrente, e ninguém disse que isso seria fácil. Implica assumir riscos, colocar-se em situação de vulnerabilidade perante o outro e superar o medo de ser prejudicado. Trata-se porém de um comportamento que pode ser praticado e aprendido. Costumo recomendar às pessoas que pratiquem a confiança em um ambiente mais previsível e seguro – com as pessoas mais próximas e conhecidas, por exemplo, e em situações que não ofereçam grandes riscos. A repetição de uma conduta de sucesso a reforçará até que ela seja definitivamente incorporada. No caso da confiança, há um efeito-reflexo que contribui para acelerar e fortalecer o processo, pois ao confiar no outro nós o inspiramos a confiar em nós também. Estabelece-se então uma reciprocidade que alimenta a espiral da confiança em nossos relacionamentos.

A espiral da confiança, por sua vez, alimenta a do aprendizado contínuo na organização, pois torna as pessoas mais integradas, dispostas a colaborar mutuamente, abertas para compartilhar idéias e conhecimentos. Esse é o melhor dos mundos para as empresas, e não tenha dúvida de que a sua irá descobrir isso também – se e que já não descobriu.

Sendo assim, por que não cultivar a confiança desde já em seus relacionamentos? Procure conhecer melhor seus companheiros de trabalho e permita-se deixar conhecer. Ouse confiar mais e inspire os outros a confiar em você sustentando as atitudes da competência, transparência, cumprimento, consistência, comprometimento, coerência e cumplicidade, os pilares da credibilidade de uma pessoa. Abra-se para compartilhar o que você sabe e aprender o que não sabe, pois relacionamentos de confiança são sobretudo de troca. E com essa troca você também será muito enriquecido, com toda certeza.

Nenhum comentário: