Vamos abordar o primeiro passo no alcance de um objetivo (nesse caso, renovar-se): a definição de sua Meta.
Antes de tudo, é importante assimilar que você é um sujeito de ação, que deve se responsabilizar pelo o que acontece em sua vida. Uma hora, o primeiro passo deve ser dado. Entendemos que o primeiro passo para uma mudança é definir de forma inteligente a sua meta.
Definindo-a de forma eficaz e eficiente
Segundo Amanda Figueira, sócia e consultora ARTIGO a, o alinhamento da meta é a forma mais segura e efetiva de alcançar os resultados desejados e, além disso, evita o processo de auto-sabotagem, onde o sujeito cria metas irreais de conquistar, e consequentemente causa um movimento cíclico de frustração e desmotivação, autorizando o sujeito a não realizar. Portanto, fique atento!
Estipular uma meta é uma etapa importantíssima, pois é a partir dela que você vai seguir o seu caminho, tendo ela sempre como foco e direção. Para que sua meta seja bem definida e faça sentido em sua vida, é necessário certas reflexões sobre ela.
Pergunte-se:
- A sua meta é específica, ou muito geral? Quanto mais generalizada, mais chances de se perder e de não conseguir alcança-la.
- Ela é mensurável? Você vai ganhar exatamente o que com ela? Do que, de fato, você precisa para realmente chegar até ela? Quais cursos, quais contatos, qual investimento exato?
- Ela é mesmo alcançável? Definir para si algo totalmente conflitante com a sua realidade pode te desgastar desnecessariamente e te trazer desânimo.
- Ela é relevante? Isso é, sua meta tem ligação com o seu propósito de vida? Está alinhada aos seus valores? Traria um sentimento de realização importante?
- Você consegue pensar quando alcançará sua meta? Metas precisam de um período de tempo específico. “Vou conseguir tal coisa, em x meses”, etc.
Coaching e metas
Nenhum comentário:
Postar um comentário